Projeto Autoras de Si: narrativas periférias de resistência e potência
O projeto Autoras de si: narrativas periféricas de resistência e potência pretende, dessa forma, trabalhar a linguagem literária em mulheres, jovens adultas e idosas, a partir da leitura e da escrita, como uma maneira de desenvolver o senso crítico e artístico por meio das expressões literárias possíveis em gêneros como a crônica e o conto, a fim de revelar as potências artísticas nestas mulheres e valorizar, fortalecer e divulgar as escrevivências de mulheres ananindeuenses. Para a produção do e-book, também serão realizadas orientações sobre a publicação independente ou auto publicação, em uma breve formação sobre os processos editoriais pelos quais um livro deve passar, a fim de que as autoras possam publicar outros escritos futuramente. A literatura paraense segue sendo marginalizada dos grandes centros culturais brasileiros, e, mesmo dentro do seu próprio estado, a autoria de mulheres periféricas, também é esquecida, subjugada ou completamente desconhecida dos leitores locais. Assim, este projeto busca novas autorias, periféricas, enquanto mulheres e enquanto residentes de Ananindeua, para mostrar ao público leitor de que há inúmeras vozes, discursos, narrativas e vivências que merecem serem lidos, e que podem fazer integrar a potência artística literária de nossa região.
Projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo, pela Secretaria de Cultura de Ananindeua, 2024.
Oficina literária
Os encontros na Usina da Paz do Icuí objetivaram realizar a leitura e discussão de autoras paraenses, em sua maioria, para a feitura de produção escrita das autoras.
Livro
O livro “Autoras de si: narrativas periféricas de resistência e potência” trata sobre lutas, mas também sobre amores e afetos, revelados em enredos e relatos produzidos por mulheres residentes de Ananindeua, com 30 anos+. São olhares diversos acerca das vidas que regem a escrita de si presente nesta produção, as quais nos proporcionam, enquanto leitoras (es), o exercício de nos transportar para as histórias produzidas. Entre crônicas e contos, a resistência se faz presente nesta coletânea pela coragem e bom trabalho das autoras em exercer seu direito à literatura: o direito de escrever sobre si e sobre um outro, da maneira que achou melhor, expondo, agora em livro, seu trabalho artístico.
Capista: Brenda Lemos
Revisão e preparação: Rayssa Rodrigues e Jeniffer Yara
Diagramação e edição: Jeniffer Yara
Autoras: Andréa Salustiano; Cinthia Pinheiro; Claudia Santos; Daniela Costa; Dioni Rusi; Franci Rocha; Jeniffer Yara; Jennyfer Alcântara; Leida Barros; Lidiane Pinheiro; Natália Maciel; P. Rodrigues; Rejani Aguiar